Game Hero Brasil Fórum

Dicas de xadrês

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dicas de xadrês

Mensagem  Trueiory em Sex Out 30, 2009 12:39 pm

22 Dicas de xadrêz

Fonte:
Ideal Dicas

1. DESENVOLVA RAPIDAMENTE TODAS AS PEÇAS

A abertura é a fase do jogo na qual o principal objetivo é desenvolver as peças e fazer o roque o mais rapidamente possível. A abertura estará completa quando um ou ambos os jogadores tiverem as suas torres conectadas. O jogador que terminar o seu desenvolvimento primeiro, ganhará a iniciativa.

2. DESENVOLVA OS CAVALOS ANTES DOS BISPOS

Enquanto os bispos conseguem controlar várias casas de suas posições originais, se não houver peões obstruindo sua passagem, os cavalos, por serem peças de menor mobilidade, dominam apenas as casas vizinhas e demoram mais para chegar ao campo adversário.

3. NÃO MOVA DUAS VEZES A MESMA PEÇA DURANTE A ABERTURA

A cada lance, tente colocar suas peças nas melhores posições possíveis. Mexer a mesma peça mais de uma vez durante a abertura é uma perda de tempo e pode significar a perda da iniciativa.

4. NÃO FAÇA MOVIMENTOS DESNECESSÁRIOS DE PEÕES NA ABERTURA

Durante a abertura deve-se restringir ao máximo o movimento de peões. Pois, o tempo gasto com esses movimentos poderia ser utilizado para desenvolver uma peça. Geralmente, o movimento de peões é adequado quando tem a finalidade de ocupar o centro ou abrir diagonais para a dama e os bispos.

5. NA ABERTURA COLOQUE A DAMA ATRÁS DA SUA PRÓPRIA LINHA DE PEÕES

Por ser uma peça muito poderosa, a dama também é uma peça muito vulnerável e alvo constante de ataque adversário. Por isso, durante a abertura é conveniente colocá-la atrás de um peão, preferivelmente na segunda fila, liberando a primeira fila para o desenvolvimento das torres.

6. NUNCA TROQUE PEÇA DESENVOLVIDA POR PEÇA NÃO DESENVOLVIDA

Em geral é um péssimo negócio trocar uma peça bem colocada por uma peça má colocada. Quando você troca uma peça desenvolvida por uma peça não desenvolvida adversária, você perde o tempo consumido por aquela peça e a mesma coisa é válida se você trocar uma peça que se moveu várias vezes, por uma do adversário que moveu-se apenas uma vez.

7. FAÇA O ROQUE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL

A segurança do rei é um dos mais importantes fatores durante a abertura e o meio-jogo.

O rei no centro, principalmente em posições abertas, estará sempre vulnerável a ataques do adversário.

Rocar significa colocar o seu rei confortavelmente atrás de uma barreira de peões e permitir o desenvolvimento de uma torre que rapidamente poderá ocupar uma coluna aberta ou semi-aberta.

8. O ROQUE PEQUENO É MAIS SEGURO DO QUE O ROQUE GRANDE

Além de mais rápido (você só precisa mover duas peças), o roque pequeno deixa o rei mais longe do centro e mais seguro atrás de uma fileira de peões protegidos. No entanto, fazer o roque na ala oposta ao do adversário, pode ser muito interessante para criar mais chances de ataque.

9. TENTE IMPEDIR O ROQUE DO SEU ADVERSÁRIO

Se o seu adversário está demorando muito para rocar, tente prolongar ainda mais a sua estadia no centro. Uma das maneiras mais usuais de se fazer isso é controlar uma das casas de passagem do rei (normalmente f1 ou f8, no caso do roque pequeno). Manter o rei adversário no centro, na maioria das vezes, vale o sacrifício de um peão.

10. DOMINE O MAIOR TERRITÓRIO POSSÍVEL

Aquele que possui vantagem de espaço dispõe de maior mobilidade para suas peças e, portanto, mais flexibilidade em transferir suas peças de uma ala para a outra. Enquanto que, aquele que está numa posição restringida, tem dificuldade de manobrar suas peças, o que pode ser fatal se elas forem requeridas para a defesa do rei.

11. AVANCE PEÕES PARA GANHAR ESPAÇO

Embora o avanço de peões seja o principal recurso para restringir a posição inimiga, essa regra deve ser observada com cuidado, pois quanto mais distante os peões estiverem da sua base se tornam mais difíceis de serem defendidos.

Além do mais, cada avanço de peão cria fraquezas em suas adjacências, que podem vir a ser ocupadas por peças inimigas.

12. MANTENHA SUAS PEÇAS O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DO CENTRO

Uma peça no centro controla mais casas do que em qualquer outra parte do tabuleiro. Enquanto um cavalo colocado no centro pode se mover para oito casas, um cavalo situado em um dos cantos tem apenas duas opções de movimento. O controle do centro também é importante porque é através dele que as peças se movimentam de um lado para o outro do tabuleiro e, se as suas peças conseguem se movimentar mais rapidamente do que as peças do seu adversário, então você terá mais chances de criar um ataque bem sucedido.

13. NÃO DÊ CHEQUES DESNECESSÁRIOS

Cheque desnecessário é aquele que pode ser facilmente defendido pelo adversário. Durante a abertura a maioria dos cheques pode ser defendida com lances que favorecem o desenvolvimento.

14. EVITE OS PEÕES DOBRADOS

Peões dobrados são dois peões da mesma cor, numa mesma coluna. Os peões dobrados têm menos mobilidade que os peões normais e são mais vulneráveis ao ataque inimigo, especialmente quando são isolados. Contudo, nem sempre peões dobrados são uma desvantagem. Muitas vezes, o dominio da coluna aberta ou semi-aberta adjacente ou o controle adicional do centro, pode ser uma compensação suficiente.

15. EVITE OS PEÕES ISOLADOS

Peões isolados são aqueles que não têm peões da mesma cor nas colunas vizinhas. Portanto, quando são atacados, não podem ser defendidos por outro peão, mas devem ser defendidos por peças. A principal fraqueza de um peão isolado é que a casa em frente dele é débil porque não pode ser controlada por outro peão e pode ser ocupada por uma peça inimiga. Os peões isolados são ainda mais vulneráveis quando estão em colunas semi-abertas, pois são alvos fáceis para as torres adversárias.

16. EVITE AS ILHAS DE PEÕES

Cada grupo de peões separados por uma ou mais colunas é chamado de ilha. Cada ilha possui uma base que deve ser defendida por peças. Portanto, quanto mais ilhas de peões você tiver, maior a dificuldade para defendê-las. Sempre que fizer uma troca é muito útil considerar como ela influenciará a sua estrutura de peões. Nos finais de partida, o menor número de ilhas de peões pode ser considerada uma vantagem significativa.

17. EVITE AVANÇAR OS PEÕES COLGANTES

Chamamos peões colgantes, quando dois peões vizinhos não possuem amigos em suas colunas adjacentes.

Se eles estiverem numa mesma fila, eles podem controlar várias casas à sua frente, o que é uma vantagem, mas em compensação eles não podem ser defendidos por outros peões.

Se um deles avança, se cria um peão atrasado e uma casa débil que pode ser explorada pelo adversário.

18. SEMPRE QUE POSSÍVEL, CRIE UM PEÃO PASSADO

Peão passado é aquele que não possui peões adversários no seu caminho, tanto na coluna onde está como nas colunas vizinhas.

O peão passado é considerado uma arma muito perigosa pois tem a possibilidade de avançar até a oitava fila e se promover.

19. COLOQUE SEMPRE UMA TORRE ATRÁS DE UM PEÃO PASSADO

As torres se tornam mais ativas quando estão atrás de um peão passado, tanto para apoiar os seus próprios peões, quanto para atacar os peões adversários.

20. BLOQUEIE SEMPRE OS PEÕES PASSADOS DO ADVERSÁRIO

Um peão passado, principalmente quando está bem defendido por peças inimigas, pode se tornar uma arma muito poderosa e por isso deve ser bloqueado o mais rápido possível. Bloquear um peão significa conter o seu avanço colocando uma peça no seu caminho. O cavalo e o bispo são consideradas as melhores peças para fazer o bloqueio.

21. EVITE AVANÇAR OS PEÕES QUE PROTEGEM O SEU REI

Cada movimento de peão cria uma debilidade que, embora pareça irrelevante à primeira vista, pode vir a ser explorada mais tarde pelo adversário.

22. EVITE TROCAS DESNECESSÁRIAS

Como regra geral você só deve trocar peças:

Quando o seu adversário detém a iniciativa;

Quando você tiver uma posição restrita;
\r\n

Para enfraquecer a estrutura de peões do seu oponente;
\r\n

Quando você tiver vantagem material;
\r\n

Para trocar uma peça passiva por uma peça ativa adversária;
\r\n

Para simplificar a posição e conseguir um final mais favorável;
\r\n

_________________________________________________________________

Mais posts em breve!!!

Trueiory
Aura sagrada

Mensagens : 755
Data de inscrição : 26/02/2009
Idade : 23
Localização : São Paulo

RPG
Life:
150/150  (150/150)

Ver perfil do usuário http://www.portaldotrueiory.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas de xadrês

Mensagem  Trueiory em Seg Nov 09, 2009 12:58 pm

30 dicas para melhorar o seu Xadrez

1. Escolha um peão e bote ele no centro.
2. Bote também o maximo de paças o possível no centro, mas lembre-se de por apenas uma peça por casa.
3. Evite perder peões na abertura, eles costumam fazer falta mais tarde
4. Bote o rei em um canto (de peferência do seu lado do tabuleiro). As peças vão estar muito ocupadas no centro para lembrar do seu rei.
5. Não mexa nas torres na abertura, elas não gostam, preferem ser conectadas antes.
6. Roque and Roll.
Meio-Jogo:
7. Procure bons postos para aditivar seus cavalos.
8. Bispos gostam de andar juntos, tenha dois deles.
9. Se você tiver mais espaço jogue como quiser, se você tiver menos, jogue como puder.
10. Jogue sempre Rb1 ou Rh1. Se te perguntarem por que fale algo com a palavra "profilático" no meio.
11. É bom ter maioria na ala da Dama, afinal, ela manda no rei.
12. Tente obter compensação, mesmo que para isso seja necessário sacrificar.
13. Na dúvida jogue Bxh7 e faça cara de mau.
14. Compensação é quando você esta com uma peça a menos e o cara está assustado.
15. Evite pendurar peças, elas costumam cair.
16. Ruptura é uma balada pra onde varios os peões vão.
17. Sacrifícios: Quem sabe faz ao vivo, quem não sabe analisa depois.
18. Cuidado para não perder tempo, você pode acabar perdido
19. Se você trocar muitas peças é sinal de que você estava muito bem antes, com elas no tabuleiro.
20. Se você não trocar peças é sinal de que logo levará mate.
21. Tenha sempre um plano. De preferência um que dê certo.
Final:
22. O final é um novo começo, onde tudo ainda pode dar errado.
23. Promova seus peões, mesmo que para isso seja necessária uma mudança de sexo.
24. O final é a parte do jogo em que os Reis saem por ai comendo todos os peões.
25. (é por isso que as damas não costumam estar presentes no final)
26. Bote os peões na cor oposta ao bispo, assim o bispo tentará catequiza-los.
27. O cavalo sempre vale menos que o bispo, a menos que seu nome seja Chigorin.
28. Dê mate sempre que puder
29. É comprovado que os reis respiram dentro d'água, portanto só os afogue se não tiver opção
Em último caso:
30. Não custa nada ter o número do celular do seu adversário.

Fonte: Ideal Dicas

Trueiory
Aura sagrada

Mensagens : 755
Data de inscrição : 26/02/2009
Idade : 23
Localização : São Paulo

RPG
Life:
150/150  (150/150)

Ver perfil do usuário http://www.portaldotrueiory.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas de xadrês

Mensagem  Trueiory em Seg Nov 09, 2009 1:04 pm

DICAS!!!

Introdução

O jogo de Xadrez consiste num jogo de estratégia, onde o objetivo é o xeque-mate, capturando o Rei adversário (veja Peças), ocupando as melhores posições de suas peças no tabuleiro durante o jogo. O jogo é ganho por quem conseguir o xeque-mate primeiro. Para tal objetivo, deve-se seguir algumas regras, referentes ao andamento do jogo e à movimentação das peças.

O Tabuleiro


O tabuleiro é formado por 64 casas (8 x Cool, divididas em 2 cores (clara e escura, ou branca e preta) alternadamente.
A
posição inicial do tabuleiro é sempre com a diagonal branca colocada no lado direito do jogador, para que não haja erros na posição das peças.


As Peças


As peças são basicamente 6, nomeadas assim da esquerda para direita, respectivamente : Peão ou P, Torre ou T, Cavalo ou C(ou N, em inglês), Bispo ou B, Dama ou D(ou Q) e finalmente, Rei ou R(ou K). Cada jogador inicia o jogo com 16 peças : 8 Peões, 2 Torres, 2 Cavalos, 2 bispos, 1 Dama e o Rei. As peças pretas serão representadas por letras minúsculas e as brancas por maíusculas. Os pontos estão representando
as casas não ocupadas.

A posição inicial das peças será assim:
É importante ressaltar que as damas, tanto as pretas, como as brancas, estarão colocadas nas casas de mesma cor da peça. Daí a
necessidade de posicionamento correto do tabuleiro antes do começo do
jogo.


Regras



  • Cada jogador tem direito a dar um movimento de suas peças de cada vez.
  • O jogo inicia-se com lance das peças brancas.
  • Cada jogador terá o tempo necessário para sua jogada, a não ser que este seja pré-determinado antecipadamente.
  • Pede-se que nenhum jogador atrapalhe o outro durante o lance dele.
  • Ao se verificar uma posição onde uma sequência de lances de ambos os lados forem repetitivos, se dará o impate.
  • O impate se dará também quando não existir, na seu lance, mais nenhuma jogada válida, ou seja, nenhuma peça poderá ser movimentada, inclusive o Rei.
  • O anúncio do Xeque é obrigatório.
  • A anotação da partida é facultativa.
  • Quando o peão adversário chegar à ultima linha do tabuleiro, o
    jogador como "prêmio", poderá trocar este peão por qualquer peça,
    geralmente uma Dama. Mas se a Dama ainda estiver no jogo, o peão ou a
    peça trocada também poderá assumir o valor de uma Dama, ou de qualquer
    outra peça.


O Movimento das peças


Cada peça terá seu respectivo movimento:
PeãoO peão poderá mover-se apenas para frente, uma casa de cada vez. No primeiro lance de cada peão, este poderá avançar 2 casas.
TorreA torre poderá mover-se apenas em linha reta, para frente, para trás ou para os lados, quantas casas quiser.
BispoO bispo apenas se movimentará nas diagonais, de uma casa preta para uma preta, ou branca para branca.
CavaloO cavalo se movimentará em L, isto é, 2 casas para frente ou prar trás e 1 para o lado, ou vice-versa.
DamaA dama poderá mover-se da mesma forma que a torre, e também nas diagonais, quantas casas quiser.
ReiO rei, apesar de ser a peça mais importante, apenas pode se mover uma casa, para qualquer lado que puder. Com exceção do Roque.
OBS.:Apenas o Cavalo poderá pular em seu movimento. Todas as demais não podem "pular".


Roque

Existem 2 tipos de Roque:


Roque CurtoSe dá quando o Rei se movimenta para a posição do cavalo e a Torre se move para a posição do Bispo. Antes---> Depois--->Roque LongoSe dá quando o Rei se movimenta para a posição do bispo e a Torre se move para a posição da Dama. Antes---> Depois--->
Ambos os roque só serão possíveis se não houver nenhuma peça ameaçando quaisquer das casas existentes entre o Rei e a Torre.


Capturas


Definição:A captura se dará quando uma das peças do adversário estiver sendo ameaçada por uma das suas, levando-se em consideracão as regras de movimentação, esta será retirada do tabuleiro, e no lugar dela, será posta a sua. Exceção:Apenas o peão não leva em consideração a sua regra de movimento. A peça a ser capturada deverá estar posicionada na diagonal mais próxima deste, ou seja, uma casa à frente e outra para o lado.


Xeque


Definição:Representa uma situação onde o Rei está sendo ameaçado por alguma peça adversária, sendo necessária a movimentação dele para uma outra casa não ameaçada, ou de outra peça para protegê-lo.

Xeque-mate


Definição:É o fim do jogo. Quando o Rei está sendo ameaçado por uma ou mais cartas adversárias, e não possue mais nenhuma casa próxima para se mover sem que esteja sendo ameaçado e não existir
mais nenhuma carta de sua mesma cor que o proteja, seja bloqueando ou capturando a peça que ameaça o Rei.



Anotação da partida


Em torneios é geralmente praticada a anotação dos lances, para conferência posterior. Para isto existem coordenadas no tabuleiro, representando as casas, como é visto na figura abaixo. Baseado nestas coordenadas, é que são feitas as anotações.
Esta é a mais simples - por coordenadas.


  • O número representa o lance; A coluna da esquerda são os lances das brancas e a da direita, os das pretas
  • Em e2-e4, e2 representa a casa de onde saiu a peça; e4, o destino da peça.
  • No lance 5 das pretas existe uma captura. Esta é representada pelo x.
  • No lance 7 das brancas existe um Roque. O maior é representado por O-O-O;
    o menor por O-O
  • O Xeque é representado por . Exemplo : e6-e7
  • A premiação é representada por exemplo : e7-e8=D


Esta é a mais usada - a algébrica.



  • Apenas representa-se a peça que é movimentada e a casa para onde foi. No caso de a peça for um peão, esta é omitida.
  • Se houver duas peças iguais podendo ir para a mesma casa, coloca-se entre parêntesis a fileira de onde saiu. Se a fileira for igual, coloca-se a origem completa.



Aberturas

As aberturas representam um conjunto de jogadas iniciais, onde se segue uma linha lógica de jogo.
Existem 2 grupos básicos, diferenciados pelo lance inicial, usando-se do Peão do Rei, ou do Peão da Dama.
Cada grupo possui inúmeras variações, recebendo geralmente o nome do mestre que o usou.
Recomenda-se ao iniciante o uso do Peão do Rei, pois suas variações são mais simples.
Para saber mais sobre aberturas, consulte um livro especializado.

FONTE

Trueiory
Aura sagrada

Mensagens : 755
Data de inscrição : 26/02/2009
Idade : 23
Localização : São Paulo

RPG
Life:
150/150  (150/150)

Ver perfil do usuário http://www.portaldotrueiory.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas de xadrês

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:48 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum